Você já franziu a testa quando os mais velhos ordenaram que você – pela enésima vez – abrisse navegadores, encontrasse filmes ou aplicativos, configurasse contas e até mesmo decidisse as senhas para eles? Talvez seja uma forma de pagar nossas dívidas com aqueles que nos alimentaram e nos mandaram para a escola. Afinal, quem os ajudaria a navegar nesta nova era digital senão você?
No entanto, em vez de fazer tudo pela mãe e pelo pai, por que não ensiná-los? Como dizem: Dê um peixe a um homem e você o alimentará por um dia. Ensine um homem a pescar e você o alimentará por toda a vida . Isso é verdade mesmo quando se trata de nossos próprios pais. O mundo evoluiu e é mais importante do que nunca que os idosos continuem aprendendo, através de um cuidador em bh .
Por que os idosos devem aprender computadores?
Os adultos mais velhos tendem a ter um medo paralisante de todas as coisas digitais. Ao contrário das crianças de hoje em dia, tudo o que eles tinham para operar na infância provavelmente era uma televisão. É natural que eles sejam nostálgicos e evitem os computadores. Mas se você estiver lendo isso, saberá que há muito valor em aprender habilidades básicas de informática. Tente persuadir seus pais com estes três motivos:
- Para lidar com as necessidades diárias A digitalização se infiltrou lenta mas seguramente em nossa vida cotidiana. Os sistemas públicos em Cingapura ficaram online com a iniciativa Smart Nation . Nossos registros médicos agora são armazenados em bancos de dados eletrônicos. Nosso dinheiro também está online, com serviços bancários pela Internet. Agora é muito mais conveniente fazer muitas coisas online do que offline. Podemos evitar essas mudanças por um tempo, mas não por muito tempo. Basta olhar para os nossos supermercados hoje. Há menos caixas e mais quiosques eletrônicos, e nem todos aceitam dinheiro. Nossos pais precisam aprender a interagir com essas telas diariamente. Com a onipresença dos smartphones e a proliferação de aplicativos bancários como PayNow e PayLah, pode não demorar muito para que os cartões também dêem lugar aos telefones.
- Para se entreter Se eles recusarem a ideia de que “não têm escolha”, você deve tentar convencê-los de que é uma “boa escolha”. À medida que seus pais entram na velhice, é provável que trabalhem menos e prestem mais atenção ao lazer. Pergunte a si mesmo: O que seus pais gostam de fazer? Assistir dramas de Taiwan? Ouvir músicas dos anos 70? Lê livros sobre política global? Quaisquer que sejam seus interesses, provavelmente não faltarão aplicativos que possam facilmente melhorar sua qualidade de vida, imediatamente.
- Para se relacionar com a família Além de se divertirem, os adultos mais velhos provavelmente desejam um vínculo intergeracional. Pelo que você sabe, pedir sua ajuda pode ser a maneira de seus pais obterem sua preocupação! No entanto, desenvolver habilidades básicas no uso de smartphones e computadores só permitirá que seus pais tenham interações de mais qualidade. O mais útil para esse fim é aprender a usar as redes sociais. 77% dos cingapurianos são usuários ativos de mídia social. E não é só para os jovens, com 33% dos internautas entre 55 e 65 anos usando o Instagram . Se os idosos aprenderem a navegar de forma independente nessas plataformas, eles terão muito mais condições de manter contato com o que seus filhos e netos estão fazendo, mesmo que não vivam mais sob o mesmo teto.
Quais habilidades de computador os idosos devem aprender?
Uma coisa é convencer seus pais a adquirir conhecimentos de informática e outra bem diferente é eles adquirirem essas habilidades. Além disso, quais habilidades eles devem aprender? Onde eles podem começar?
Para ajudá-lo, identificamos uma lista não exaustiva de habilidades relevantes que são mais úteis para os idosos. A aquisição de conhecimentos básicos de informática remove o medo e a rejeição da tecnologia pelos idosos, abrindo caminho para o uso simples dos computadores no dia-a-dia. Uma vez que o básico esteja pronto, os idosos podem adquirir habilidades de iniciante que os ajudam a mergulhar no mundo digital com mais confiança e segurança.
Habilidades básicas de informática
- Conhecimento de peças de computador, por exemplo, mouse, porta USB, fone de ouvido e câmera
- Confiança na navegação em PCs e dispositivos móveis
- Abertura e fechamento de arquivos e aplicativos
- Navegação básica na internet
- Uso básico de e-mail, ou seja, entrar, receber e responder
- Criação, salvamento e impressão de documentos e planilhas
Habilidades de computador para iniciantes
- Compreender conceitos de armazenamento como arquivos, pastas e compactação
- Compreensão dos conceitos básicos de rede, como conexão, upload e download
- Compreender os riscos de segurança, como malware, segurança de arquivos e segurança online
- Ajustando as configurações em PCs e dispositivos móveis
- Uso de redes sociais como Facebook e Instagram
- Uso de ferramentas de colaboração online, como videochamadas, mensagens instantâneas e calendários online
- Uso de armazenamento em nuvem e sincronização